PSICOTERAPIA

A psicoterapia é o tratamento realizado por um profissional formado em psicologia, que deve ser registrado no Conselho profissional da sua região, deve ser especializado em psicologia clínica por meio de pós-graduação ou formação em uma das abordagens psicoterápicas tais como: gestalt-terapia , psicanálise, análise do comportamento, terapia cognitivo-comportamental, psicodrama etc.

A psicoterapia é o tratamento realizado por um profissional formado em psicologia, que deve ser registrado no Conselho profissional da sua região, deve ser especializado em psicologia clínica por meio de pós-graduação ou formação em uma das abordagens psicoterápicas tais como: gestalt-terapia , psicanálise, análise do comportamento, terapia cognitivo-comportamental, psicodrama etc.

A psicoterapia acontece no encontro entre psicoterapeuta e paciente (na psicoterapia individual) ou pacientes (na psicoterapia em grupo, casal ou em família) e tem a intenção de entender quais aspectos da vida da pessoa não está funcionando e está lhe causando algum sofrimento. Assim, é feita avaliação do que afeta a vida do paciente e o processo psicoterápico é direcionado para a mudança desses aspectos.

Dentre os motivos da busca por psicoterapia estão dificuldades emocionais, comportamentais ou cognitivas. Por exemplo: problemas no trabalho, dúvidas na crianção dos filhos, crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, ter explosões de raiva, ter uma timidez que afeta a sua vida, ter alguma fobia, ter compulsão alimentar, vícios, depressão, ideação suicida, ansiedade etc.


O trabalho com o paciente é um processo psicoterapêutico que se divide em várias etapas que começa com a entrevista, depois o psicodiagnóstico, em seguida ocorrem intervenções para promover a mudança do paciente, depois avaliação dos resultados e a alta

Esse processo não tem quantidade de sessões pré-determinadas, exceto nos casos de psicoterapia breve. O tempo de duração do processo depende do caso, das intervenções necessárias e da disponibilidade do paciente para encarar suas dificuldades e dores. 



A psicoterapia geralmente ocorre em sessões, uma vez por semana, com duração de 50 minutos cada sessão. Em casos graves, que envolva sofrimento psíquico intenso, traumas profundos ou risco de suicídio, podem ocorrer duas ou mais sessões na semana, pode ser presencial ou online.

Os principais objetivos da psicoterapia são:
- Facilitar a melhoraria do funcionamento psicológico do paciente; 
- Promover autoconhecimento para que o paciente compreenda as causas do seu sofrimento;
- Favorecer que o paciente encontre seus recursos psíquicos e emocionais internos para lidar com suas dificuldades; 
- Promover o desenvolvimento de formas mais eficientes de agir no mundo.

Atenção: Psicoterapeuta ou psicóloga/psicólogo não tem autorização para receitar remédios. Somente médicos podem receitar remédios.

Os atendimentos que ocorrem no Instituto Felicidade na Vida são realizados pela psicóloga Julini Araujo Santos (CRP 03/06705) em Salvador na Bahia, Seabra e região da Chapada Diamantina. Para atendimentos à distância, são realizados atendimentos online por  meio de programa de vídeo conferência.

Agende sua psicoterapia clicando no botão abaixo:


 Agende sua consulta


* Os atendimentos online em psicologia são realizados a partir da autorização concedida ao site Orienta Psicologia na Vida, no qual a psicóloga Julini é cadastrada, cujo número de credenciamento é: 403143248.